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sábado, 1 de janeiro de 2011

Você é sua Marca

Você é sua Marca


Pr. Isaías Oliveira Soares

Quando Deus criou o mundo o fez como um conjunto de pessoas que formam um complexo de seres individuais, com características próprias as quais não se confundem com nada nem com ninguém. Cada pessoa é um mundo individual no meio de um mundo coletivo. O todo é a soma das partes. Cada parte unida com outra, forma o todo. Cada pessoa é então uma parte dessa coletividade. Assim cada pessoa necessita ser o que é, para que os propósitos divinos para aquela pessoa e para o mundo sejam cumpridos.

Vejam o que disse:



CARL JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA

a) Carl Jung desenvolveu uma teoria de psicologia complexa e fascinante, que abrange uma série extraordinariamente extensa de comportamentos e pensamentos humanos. A análise de Jung sobre a natureza humana inclui investigações acerca de religiões orientais, alquimia, parapsicologia e mitologia. De início, sua teoria provocou maior impacto em filósofos, folcloristas e escritores do que em psicólogos ou psiquiatras. Um dos principais conceitos de Jung é o da "individuação", termo que usa para um processo de desenvolvimento pessoal que envolve o estabelecimento de uma conexão entre o ego, centro da consciência, e o self, centro da psique total, o qual, por sua vez, inclui tanto a consciência como o inconsciente. Para Jung, existe interação constante entre a consciência e o inconsciente, e os dois não são sistemas separados, mas dois aspectos de um único sistema. A psicologia junguiana está basicamente interessada no equilíbrio entre os processos conscientes e inconscientes e no aperfeiçoamento do intercâmbio dinâmico entre eles.

b) Conceitos Principais

As Atitudes: Introversão e Extroversão

Dentre todos os conceitos de Jung, introversão e extroversão são os mais usados. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado ou para seu interior ou para o exterior. A energia dos introvertidos segue de forma mais natural em direção a seu mundo externo. Ninguém é puramente introvertido ou extrovertido. Algumas vezes a introversão é mais apropriada, em outras ocasiões e é a extroversão. As duas são mutuamente exclusivas; não se pode manter ambas as atitudes, a introversão e a extroversão, ao mesmo tempo. O ideal é ser flexível e capaz de adotar qualquer uma delas quando for apropriado, operar em termos de um equilíbrio entre as duas e não desenvolver uma maneira fixa de responder ao mundo.

Os interesses primários dos introvertidos concentram-se em seus próprios pensamentos e sentimentos, em seu mundo interior. Um perigo para tais pessoas é imergir de forma demasiada em seus mundos interiores, perdendo o contato com o ambiente externo.

Os extrovertidos envolvem-se com o mundo externo das pessoas e coisas; tendem a ser mais sociais e conscientes do que está acontecendo à sua voltas. Eles necessitam proteger-se para não serem dominados pelas exterioridades e alienarem-se de seus próprios processos internos.

c) As Funções: Pensamento, Sentimento, Sensação, Intuição

d) Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Cada função pode ser experienciada tanto de uma maneira introvertida quanto extrovertida.

O pensamento e o sentimento eram vistos por Jung como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O pensamento está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. Sentir é tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios.

Jung classifica a sensação e a intuição, juntas, como as formas de apreender informações, ao contrário das formas de tomar decisões. A sensação refere-se a um enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos, o que uma pessoa pode ver tocar, cheirar.

A intuição é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes. Pessoas intuitivas dão significado às suas percepções com tamanha rapidez que via de regra não consegue separar suas interpretações dos dados sensoriais brutos. Os intuitivos processam informação muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada e informações relevantes à experiência imediata.

Para o indivíduo, uma combinação das quatro funções resulta em uma abordagem equilibrada do mundo: uma função que nos assegure de que algo está aqui (sensação); uma segunda função que estabeleça o que é (pensamento); uma terceira função que declare se isto nos é ou não apropriado, se queremos aceitá-lo ou não (sentimento); e uma quarta função que indique de onde isto veio e para onde vai (intuição). Entretanto, ninguém desenvolve igualmente bem todas as quatro funções. Cada pessoa tem uma função fortemente dominante, e uma função auxiliar parcialmente desenvolvida. As outras duas funções são em geral inconscientes e a eficácia de sua ação é bem menor. Quanto mais desenvolvidas e conscientes forem as funções dominante e auxiliar, mais profundamente inconscientes serão seus opostos. Jung chamou a função menos desenvolvida em cada indivíduo de "função inferior". Esta função é a menos consciente e a mais primitiva e indiferenciada.

e) Os Quatro Pilares da Educação foram fundamentados atentando para as individualidades:

A educação ao longo de toda vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.

• Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

• Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

• Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

• Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.



f) Sua marca é o reflexo do que você faz

• Cuide da sua marca! Cuide de você!

• Quem é sua marca?

A sua marca é você. Você tem que cuidar de você mesmo, de sua própria imagem. Ter cuidados em saber qual roupa vestir em determinados locais. Em uma reunião de negócios por exemplo, você não vai se apresentar com bermuda, camiseta, chinelo de dedo ou similares, a sua imagem tem que estar apresentável aos olhos dos interessados na reunião.

O que muita gente confunde é estar apresentavel com mudar de personalidade. A personalidade nunca deve ser mudada. Seja você mesmo. Não tente ser outra pessoa porque essa técnica não funciona. A não ser que você tenha prática em fazer isso. Cada pessoa tem sua própria personalidade e ela nao deve ser mudada ou copiada, porque isso tira o sentido do ser. É claro que é importante procurar ser discreto em alguns momentos, ter algumas noções de etiqueta, mas nunca mudando a sua personalidade!

Considerando o que acima foi freferido requer-se que cada um de nós ocupe o lugar certo dentro do plano criativo de Deus.Afinal o lugar pre determinado por Deus, para cada um de nós, necessita de ser influenciado, abençoado,por nós. Este ambiente sem nós ele fica incompleto.

Conclusão:

1. Seja Você Mesmo (a)

Aprende que com a mesma severidade com que julga você será em algum momento condenado.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. E você aprende que realmente pode suportar...

Que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.

William Shakespeare

2. Aproveite cada momento para ser feliz

QUE VOCÊ SEJA ALEGRE,

mesmo quando vier a chorar.

QUE VOCÊ SEJA SEMPRE JOVEM,

mesmo quando o tempo passar.

QUE VOCÊ TENHA ESPERANÇA,

mesmo quando o sol não nascer.

QUE VOCÊ AME SEUS ÍNTIMOS,

mesmo quando sofrer frustrações.

QUE VOCÊ JAMAIS DEIXE DE SONHAR,

mesmo quando vier a fracassar.

ISSO É SER FELIZ.

Que através deste livro você garimpe ouro dentro de si mesmo.

E SEJA SEMPRE APAIXONADO PELA VIDA.

E descubra que você é um

SER HUMANO ESPECIAL.

(Augusto Cury)

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