Menu

sábado, 18 de dezembro de 2010

As diversas reações provocadas pelo Natal

As diversas reações provocadas pelo Natal
Pr. Isaías Oliveira Soares
O Natal tem provocado diversas reações em todo o universo. Mesmo antes do Nascimento de Jesus, a pessoa mais polêmica e a mais polemizada do Universo, o mundo sofreu modificações de todos os gêneros e isto em todas as camadas sociais. É que Deus queria mesmo sacudir o mundo a fim de chamar a atenção de todos para o cumprimento de suas promessas feitas a partir de Gênesis 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Que estava chegando à hora de começar a redimir a raça humana. Vejamos as diversas reações que o Natal provocou na humanidade.
1. As reações da expectativa de seu nascimento de uma mulher.
A humanidade ainda não conhecia o processo inédito de fecundação de um ser sem a intervenção do elemento gerador masculino. “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente”. A partir daí começou a espectativa de como isso aconteceria. Que mulher seria essa felizarda. Explica-se porque as mulheres do Antigo Testamento se desgastava tanto emocionalmente quando eram estéreis. Chegavam a se esmerar em oração a Deus e pedindo filhos. Cada uma delas queria ser a privilegiada. Até que se cumpriu o tempo definido por Paulo como PLENITUDE DOS TEMPOS:” Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Gálatas 4:4 . Por isso Maria, questionou: como será isso? “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” ( Lc 1.30-35).
2. A espectativa de saber quando sucederiam estas coisas:
Que as profecias divinas tantas vezes vaticinadas pelos profetas, se cumpririam, disto eles não a menor dúvida. O problema era saber quando isto aconteceria. Vejam só quantas expressões estão em várias partes da Bíblia que denotam expectativa: “Oh! se já de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel”. (Salmos 53:6 ). “Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel”. (Salmos 14:7).
3. A expectativa de saber de que forma as coisas aconteceriam.
O seu nascimento aconteceria como? Que movimentação
Marcaria a época que denunciaria o cumprimento das profecias? Mas tudo estava programado por Deus. Vejam:
a) Movimentação diferente no mundo esterlar.” Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete”. Números 24:17. “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém”. Mateus 2.1“Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”. Mateus 2:2 . E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. Lucas 8:34.
b) Movimentação histórica dos Reinos em evidência na época. Ag 2. 6-7.” Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos”. Os dois últimos Imperios Mundiais troxeram a maior contribuição para o advento do Nascimento de Jesus e para a era da Igreja. Enquanto os Gregos, expandiram a cultura grega para todos os rincões limítrofes do seu Império, querendo que todos os povos dominassem a Língua Grega, os Romanos, por outro lado, construiram estradas cujo destino era ligar todos os rincões do Império a Roma. Veio dai o provérbio: “ Todo caminho Leva a Roma”. Os romanos queriam a adoração de todos os povos da terra.Estes dois elementos, Língua Grega e Estradas seriam importante para a nova Era divina na terra. O Grego seria utilizado para a composição do Novo Testamento e as estradas serviriam para os Mensageiros do Evangélho chegarem até o último rincão do Império.: A Espanha. É pra lá que o Apóstolo Paulo queria ir, mesmo que não tivesse conseguido, pois logo morreu. ” Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha. Romanos 15:28 Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia”. Romanos 15:24.
4. A reação de Medo e Ódio nos chamados poderosos da época. Como Herodes reagiria ao nascimento de Jesus? No primeiro Natal, Herodes era um estadista tão bem-sucedido que costumava ser chamado de "Herodes, o Grande". Esse Herodes foi um personagem importante nos acontecimentos do primeiro Natal, não porque tenha se alegrado com a chegada do Salvador, como fizeram os pastores e os magos, mas por odiar intensamente o menino de Belém. Por ocasião do primeiro Natal, Herodes não participou da alegria, mas fez o contrário: lutou contra Jesus. "Herodes há de procurar o menino para o matar"! “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo”. ( Mateus 2.1-4). Herodes vendo que teria sido enganado pelos Magos, visto que o anjo do Senhor teria avisado em sonho a eles que deveriam seguir outro caminho, se encheu de ódio e mandou matar todos os meninos de dois anos pafra baixo. “E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito”. ( Mateus 2.13-14).
5. Reação de adoração.
a) Adoração do pastores. Havia pastores em algum lugar no campo, que disseram uns aos outros: "Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer" (Lc 2.15).
c) Adoração dos magos. No primeiro Natal, havia magos a caminho, em cujo coração ardia uma importante pergunta: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo" (MT 2.2).
d) A Adoração e Reconhecimento de Maria. Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre”. ( Lucas 2.46-55).
6. As Reações de Felicidade. ( Lucas 2. 7-13)
a) A felicidade dos anjos: E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.v.9-14.
b) A felicidade dos pastores: E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;vs. 16-17.
c) A felicidade de tantos aquantos ouviam: E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.v.18
d) A felicidade de Simeão: “e, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação,vs. 28 a 30.
e) A Felicidade de Ana:. E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.v.36-38.
7. As variadas Reações que o Natal causa nos dias de hoje:
Ainda hoje se pode ver variadas reações ao Natal, que vão desde a:
• Antipatia. Muitos detestam as comemorações do Natal e até proibem que suas Igrejas as realizem. Muitas igrejas passam fechadas por decisão de seus líderes; Conheci alguns irmãos que se quer vão à Igreja no Dia do Natal;
• Indiferença: As comemorações do Natal passam batidas por muitos lideres e Igrejas. Realizam cultos normais, sem menconar nada sobre a Data.
• Oportunidade para os desabafos e atiração de pedras contra aqueles que realizam as comemorações.
A final, que reações causa o Natal para você? Como será o seu Natal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário