Menu

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A ENFERMIDADE ESPIRITUAL

A Enfermidade Espiritual
Pr. Isaías Oliveira Soares

(Um estudo rápido sobre a enfermidade espiritual e suas conseqüências no relacionamento entre o Povo Cristão e Deus)
Isaías 59.1-12
a) UMA AFIRMAÇÃO: Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.v.1.
b) O ELEMENTO CAUSADOR DA ENFERMDADE ESPIRITUAL: Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça v.2..
c) O MAL ESTÁ EM NOSSAS MÃOS: Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.v.3.
d) A FALTA DE REFERENCIAIS ESPIRITUAIS: Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.v.4
e) O PECADO É REPRODUZIDO NO DIA DE TODOS OS SERVOS DE DEUS: Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora.v.5.
f) O QUE PRODUZIMOS NÃO É SUFICIENTE PARA ATRAIR AS ALMAS: As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas suas mãos.v.6.
g) A PREDISPOSIÇÃO PARA O PECADO ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA; Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.v.7.
h) A PRÁTICA DO PECADO DEIXOU-NOS MAL HABITUADOS. Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.v.8
i) O AGIR DE DEUS ESTÁ LONGE, POIS DEIXAMOS DE PERMITIR QUE ELE INTERHAJA EM NOSSA VIDA; Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.v.9
j) O ESTADO EM QUE SE CHEGA QUANDO FICAMOS DOENTES ESPIRITUAIS; Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.v.10.
k) UM SINAL DE QUE AINDA ESTAMOS VIVOS: QUANDO COMEÇAMOS A SENTIR A NECESSIDADE. Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está longe de nós.V.11
l) QUANDO NÓS COMEÇAMOS A RECONHECER AS NOSSAS TRANSGRESSÕES AI COMEÇAMOS A ENCONTRAR A SOLUÇÃO: Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades;V.12
m) A RESPOSTA DE DEUS: II CRÕNICA 7.14


“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário