Menu

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Dia do Pastor

O DIA DO PASTOR
Pr. Isaias Oliveira Soares
“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência em com inteligência.” Jeremias 3.15.
O segundo domingo de Junho é conhecido com o Dia do Pastor. A data começou a ser comemorada a partir da 7ª sessão da 40ª Assembléia da Convenção Batista Brasileiro, realizado no dia 19 de Janeiro de 1957, no templo da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, MG. A comemoração era feita no mês de maio, e sempre com a proposta de homenagear os pastores e suas famílias. A partir daí a data passou a ser comemorada no segundo domingo de Junho. Muitas igrejas nem sabem disso, apesar de constar no cabeçalho de nossas Lições Bíblicas da EBD, na lição que coincide com a data. Seria importante que as Igrejas dessem um valor maior a esta data, como o fazem com outras datas, que apesar da polêmica que as envolvem, as datas são observadas sem maiores problemas. Mas vamos questionar: Que é ser pastor? E quais são as características exigidas para essa importante missão?
Paulo escrevendo a Timóteo lista as características para o pastor (I Tm três):
1. Características da função pastoral.
a) Irrepreensível;
b) Casado (monogamia);
c) Temperante;
d) Sóbrio;
e) Modesto;
f) Hospitaleiro;
g) Apto para ensinar;
h) Não dado ao vinho;
i) Cordato;
j) Pacífico (inimigo de contenda);
k) Não avarento;
l) Bom governante de sua casa;
m) Maduro (não neófito);
n) Conduta irreprensiva (vida social fora da Igreja|);
2. As implicações do Ministério Pastoral
a) O Pastorado é uma chamada.
Não basta ser um homem letrado, profundo conhecedor da Bíblia; um crente sincero, fiel às suas obrigações. É preciso ser chamado por Deus. Efésios cap. 4,v. 11 diz-nos:” E El mesmo concedeu uns para apóstolos,outros para profetas,outros para evangelistas,e outros para pastores.” O pastor realiza alguns delicados trabalhos que para realizá-los o homem necessita de uma chamada.Sem ela torna-se difícil a sua execução.
b) O pastorado é produto de um Dom. O dom de pastor. O texto acima referido mostra claramente que o pastorado é um dom. É dado por Jesus à sua Igreja querendo o aperfeiçoamento dos santos, para obra do ministério.
c) O pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (Jo 10.11-15) Neste texto o Senhor Jesus o Senhor Jesus mostra que o Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. E para isso precisa amar.
d) O pastor alimenta o rebanho. ( Jo 21.15,16)
Outros textos podem corroborar (I Pd 5.2: e
I Pd 2.2; m Hb 5.13).
e) Aconselhamento Bíblico. É a tarefa principal do pastor é o aconselhamento. Quando falamos em aconselhamento pensamos em três coisas: O aconselhado, o conselho e conselheiro.E quando pensamos em conselho temos o conselho bom e o conselho mau.E finalmente o conselheiro necessita estar preparado para essa tarefa.É aconselhável que o pastor tenha noções de psicologia pastoral que ajudará bastante na sua missão.
Deus abençoe a todos os pastores neste dia o DIA DO PASTOR. Também pastor por misericórdia e chamada de divina.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PASTOR ISAÍAS PELO SEU DIA!

    ELIZETE
    CONCEIÇÃO DA FEIRA-BA.

    ResponderExcluir