Menu

domingo, 6 de junho de 2010

A moda e Seus Exageros

A M O D A E S E U S E X A G E R O S
Pr. Isaias Oliveira Soares
A moda e seus exageros
Todos nós estamos na moda. Estar na moda não é pecado. O que afeta a vida cristã não é o fato de estarmos na moda, e sim, o uso exagerado da moda. Vejamos até que ponto o cristão pode estar na moda sem ferir sua consciência cristã.
a) O que é moda (ó) s.f.

1. Uso passageiro que regula, de acordo com o gosto do momento, a forma de viver, de se vestir, etc.
2. Maneira de vestir.
3. Modo, costume, vontade.

Texto Bíblico: Isaías Capítulo: 62.1-5
1 Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa.
2 E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará.
3 Também serás uma coroa de adorno na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus.
4 Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará Desolada; mas chamar-te-ão Hefzibá, e à tua terra Beulá; porque o Senhor se agrada de ti; e a tua terra se casará.
5 Pois como o mancebo se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus
1. O clamor do Senhor
O que é o clamor do Senhor? Clamor (ô) s.m.
1. Brado (de quem se queixa, protesta ou reclama).
2. Gritos tumultuosos.
a) Como é feito este clamor: Com amor: V. 1 Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei.
b) O objetivo do clamor: 1. Até que saia a sua justiça como resplendor. Justiça o que é: s.f.
1. Prática e exercício do que é de direito.
2. Conformidade com o direito.
3. Direito.
4. Retidão!.
A justiça aqui é a prática do exercício da conduta, do modo de trajar, de andar de se comportar, de acordo com o que é de direito. De acordo com o que Deus estabeleceu para o seu povo. Quem é hoje o povo de Deus? A sua amada Igreja. Ela necessita mostrar essa justiça por meio da retidão. 2. E a sua salvação como uma tocha acesa.
“Salvação” s.f.
1. Atos! Ou efeito de salvar ou salvar-se.
2. Saudação.
3. Redenção.
Dar a salvação: saudar, cumprimentar.

Salvar - Conjugar v. Tr.
1. Tirar ou livrar de um perigo.
2. Dar saúde a (um doente).
3. Transpor, vencer (espaços ou distâncias).
4. Galgar, passar por cima, saltando.
5. Preservar.
6. Livrar da morte.
7. Livrar do Inferno ou do Purgatório.
8. Saudar.
V. intr.
9. Dar salvas de artilharia, etc.
V. pron.
10. Livrar-se.
11. Obter a salvação eterna.
12. Acoitar-se; abrigar-se.
Deus deseja que a sua salvação em nós seja manifesta em nós e através de nós. E isto com caráter bem definido: COMO UMA TOCHA ACESA. E a maneira mais prática de se identificar UM CRENTE é através de seu modo de vestir.
“3”.” E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória” v.2. De que glória Deus está se referindo aqui. Veja que no verso 1 Deus usou a palavra resplendor (ô) s.m.

1. Grande clarão.
2. Claridade intensa.
3. Círculo de raios de metal sustido por um espigão que se encaixa na cabeça das imagens.
4. Auréola, nimbo.
5. Fig. Brilho, glória.
Tem a ver com o aspecto envolvente muito comum nos reis, e como o círculo de raios que de metal que se encaixa na cabeça das imagens...
4. E chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará.
Que novo nome é esse? Pedro responde: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis Também serás uma coroa de adorno na mão do Senhor alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado. ( I Pd 2.9,10).
5. Também serás uma coroa de adorno na mão do Senhor. O que será esta coroa de adorno na mão do Senhor? adorno (ô)s.m.
Qualquer objecto! Que se aplica (em pessoa ou coisa) para ocultar ou disfarçar a vulgaridade ou a simplicidade dela.
6. E um diadema real na mão do teu Deus. Diadema (ê) s.m.
1. Adorno de metal ou estofo com que se cinge a testa.
2. Fig. Realeza; dignidade soberana
Todas as palavras utilizadas por Deus denotam a posição destacada que o SEU POVO deve exercer. É a de um POVO DE LINHAGEM REAL. Que tem uma vestimenta que vai além da vulgaridade. É uma vestimenta especial. Mesmo na moda,mas, sem exageros,diferente da que é usada pelas pessoas que não são da linhagem real.
7. . Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará Desolada; mas chamar-te-ão Hefzibá, e à tua terra Beulá; porque o Senhor se agrada de ti; e a tua terra se casará
Hefzibá, que em hebraico significa: meu deleite está nela. Este é o novo nome de que falou Deus, acima.
Beulá: Casado
Aqui estão os dois termos que caracterizarão as relações entre Deus e seu povo, Deus e sua Igreja. Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará a Desolada; mas chamar-te-ão HEFZIBÁ (meu desejo está nela). E a sua terra BEULÁ- casada. Porque o Senhor se agrada de ti; e a tua terra se casará.
8. Pois como o mancebo se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo. V.5
E, como o noivo esposa a donzela, assim teus filhos ter esposarão a ti (ARA)

Aqui tem a ver com a perpetuidade, ou seja, a continuidade que possibilita a perpetuação da espécie humana. Dois jovens se casam que gerarão filhos que se casarão e gerarão filhos e que casarão e terão filhos etc.Aqui tem a ver também com o compromisso dos pais de influenciarem a seus filhos no MODO DE VIVER, DE SE TRAJAR,DE SE COMPORTAR... Os filhos se casarão com as idéias expostas, vividas e ensinadas pelos seus pais
9. E como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus. V.5
É isto que espera de sua Igreja.
10. OS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE O EXAGERO DA MODA
1. 1. "Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com jóias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus!" 1 Tm 2:9, 10

2. "Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros." 1Pe 3.3

3. "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem." 1Co 10.23,24

4. “Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço. E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça. Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus” (Ezequiel 16:11-13).

5. Deuteronômio 22:5 que diz: “Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus”.
Fonte Bibliográfica
Bíblia em varias versões
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário