Menu

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma família Saudável

Uma Família Saudável
Pr. Isaías Oliveira Soares
No domingo,dia 2 de maio de 2010, fui visitar uma de nossas congregações aqui no Campo de Conceição da Feira, oportunidade em que dava-se a abertura de uma intensa atividade sobre a família.Naquela noite o grupo teatral da Igreja apresentou uma peça sobre Noé, e o grupo de coreografia coreografou uma música através de que os aplausos e glorificação foram provocados.Na mensagem final,foi-me dada a palavra e eu peguei o tema geral do mês escolhido pela congregação para toda a programação, UMA FAMÍLIA SAUDÁVEL. Perguntei o que é uma família saudável?
1. É aquela que tem Jesus como seu hóspede.
É feliz a família que pode ter um hóspede tão ilustre.Ele que ao entrar nalguma casa faz a diferença.Todos dessa casa são abençoados.Ele abençoou a casa de Lázaro, Maria e Marta( Jo 11) e até ressussitou a Lázaro depois de quatro dis enterrado. Ele foi hospede na casa de Pedro e este tinha uma sogra que jazia de cama com febre, e Jesus tomou-a pela e a febre,foi-se embora.Foi hospéde na casa de Zaqueu e a vida de Zaqueu salva.Foi hospede ainda na casa Jairo, e sua filha depois de morta e já recebendo as lamentações de vizinhos e amigos,ressussitou.Que diria mais? Estes exemplos são suficientes para estimular a você a convidader a Jesus para se hos´pedar em sua casa.Com certeza os musitos sproblemas que há por lá ele vai resolver.Faça isto agora mesmo enquanto você ler esta mensagem.
2. A família saudável é aquela onde Pais e Filhos são respeitados mutuamente. Cujos pais sonham e investem no futuros de seus filhos. Neste lar o ambiente é sadio e seus membros vivem em harmonia pois sentem que há uma interação perfeita entre seus membros.Sobre isto o desconhecido salmista no Salmo 128,descreve muito bem: “Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!...Tua esposa ,no interior de sua casa, será como videira frutífera; teus filhos como rebento de oliveira à roda da tua mesa.Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!” Aqui temos uma família saudável.
3. A família saudável é aquela cujas diferenças individuais são respeitadas. Deus não fez ninguém igual.São mais de 6 bilhões e 500 milhões de pessoas no mundo, e Deus não precisou de fazer ninguem igual.Os fez diferentes para que cada um pudessee manifestar sua opinião,ver as coisas com sua propria optica, sentir do seu próprio jeito, agir de acordo com a sua própria razão. Então os pais necessitam entender isto.Evitar aqueles parâmetros: Não sei porque Menino X não é igual a menino XX. Eu gosto mais de Fulano do que é assim, do que Beltrano que é assado.E alguns pais cometem os mais exdruxulos erros ao tentar explodir sua ira por causa do jeito diferente de ser dos filhos. Conheço o caso de uma pai que disse:” Este filho parece que foi cagado e não nesceu...”. As consequências dessa asneira foi muito trágica para aquele filho e sobretudo para o pai desequilibrado. Queridos pais, aceitem seus filhos do jeitinho que eles são. Certamente Deus tem um lugar especial no universo para eles e para tanto eles ncessitam ser o que são e o que Deus planejou para eles.
4. A família saudável é aquela onde não há filhos prediletos. Quando os pais criam este tipo de ação,achar que uns filhos são mais prediletos do que outros, eles estão criando uma coisa muito daninha chamada: ” EXCLUSÃO”. Queridos pais corrijam isto em nome de Jesus. Está escrito em São Mateus 5. 45 “ Para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos celeste,porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.” É assim que Deus deseja que os pais tratem seus filhos, sem essa de preferência.Todos os filhos necessitam de carinho e amor paternos e maternos.
5. A família saudável é aquela cujos pais são presentes. Há mutos lares onde os pais estão presentes, mas, suas presenças não são sentidas. São pais que nem tão ai para os filhos. Vejamos os prejuízos do lar cuja mãe está ausente. No lar de Noé, a esposa dele é citada apenas em II Pedro 2. 5,numa simples referencia às sete pessoas que foram salvas do dilúvio além de Noé. E no episódio de Gênesis 9.18-28, quando Noé embriagou-se e ficou nu dentro de sua prórpia tenda,ode estava a esposa que não foi lá cobrir a nudez,permitindo que um filho( Cão) tivesse este constrtangimento.Necessitou Sem e Jafé,andando de costas , cobriram a nudez do pai. Isto era papel da esposa (mãe),mas,onde estava ela? Assim há muitas mães que estão ausentes na hora de assumnir suas reponsabilidades como mãe. Davi,apesar de ser um HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS,foi um pai ausente. Ele teve tempo de cuidar do Reino de Israel, de guerrear as guerras do Senhor.Mas os filhos ficaram relegados à sorte.Tantpo é que seu próprio filho Absalão, se tornou um adversário seu, e por pouco não lhe usurpava o Reino.( II Sm 15.).Meu querido pai. Como anda a sua relação com seus filhos ? Você é um pai presente ou daqueke tipo de quando o filho lhe procura para conversar,você não tem tempo ? Daquele que chega e se porta diante de um televisor e quando o filho o procura, “SAI DAQUI QUE EU QUERO ASSISTIR O JORNAL!”. Ou daqueles que dizem: “ Estou lendo a Bíblia agora, não posso lhe ouvir,depois eu falo com você!”,?
6. A família saudável é aquela onde o amor é o alicerce; a obediência é o adorno; e a oração e o louvor são constantes. Neste lar os seus membros são sadios pois o amor, sara as feridas.Ameniza as diferenças equalizando-as. A obediencia implanta o nível de respeito entre os filhos e seus pais. Mas a oração e o louvor transformam o lar num pedacinho do céu. Ponde houver estes elementos, ai este lar será saudável.
7. A família saudável é aquela onde cada membro tem seu espaço definido. Há lares onde ninguem sabe quem é quem, nem quem faz o quê. Atendi uma consulente que tinham sua vida emocional e familiar toda atrofiada, e depois descobri que ela membro de uma família de 14 fuilhos.Todos dormiam num único cômodo. Neste cômodo, estavam dois beliches e mais a cama do casal (os pais) e todas as necessidades sexuais de seus pais eram atendidas no mesmo ambiente, à vista dos filhos sem nenhum constrangimento. Este comportmanto desestruturou completamente o psiquismo daquela pessoa. Ela não tinha nenhum conceito de familia e não sabia o que era moralmente certo nem o moralmente errado. Outros pais permitem que seus filhos pequenos e alguns casos filhos já crescidos, venham dormir na cama do casal. A criança que é criada neste ambiente, não tem noções de limites e jamais internalizará a idéia que cada ser humano deve respeitar o espaço dos outros. Consequentemente ela terá dificuldade de interagir num mundo das limitações.É ncessário que a partir do nascimento o bebê já deve aprender a dormir no seu berço, logo em seguida, na sua cama, e nunca se acostumar a dormir no espaço que é intransferivelmente do casal. As menias devem ter seu quarto separado dos dos meninos.Bem assim roupas de cama,toalhas, sabonetes, ou pertences outros. Isto vai contribuir para internalização da postura feminina ou masculina nos filhos. Além do mais O pai deve cuidar da orientação sexual de seu filho, enquanto a mãe, da menina,passando para ela a sua nova fase que começará apartir da Menstruação, e as transformações que seu corpo sofrerá.
8. A família saudável é aquela cujo centro é Jesus. Ter Jesus como o centro de nosas vidas é a melhor coisa. Pois ele é o centro do universo, centro da poesia, centro da teologia, centro da adoração e ele quer ser o centro da sua família.Dê lugar a ele.Permita que ele mude o curso da sua história familiar. Se você o fizer sua família será abençoada e consequentemente, UMA FAMÍLIA SAUDÁVEL. Amém. Pr. Isaias Oliveira Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário