Menu

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Exageros do NATAL

Os exageros do Natal
PR.Isaias Oliveira Soares
1. Papai Noel de gelo
Os chineses inauguram nesta quarta-feira a maior escultura de Papai Noel em gelo do mundo, segundo organizadores do festival Gelo e Neve Mundial (Ice and Snow World, em inglês), realizado na cidade de Harbin.
Sheng Li/Reuters


Visitantes observam Papai Noel gigante em festival de gelo na cidade de Harbin, na China.
Segundo os organizadores, o boneco tem barba, chapéu, 160 metros de comprimento e 24 metros de altura e pode ser considerada a maior escultura no mundo.
De acordo com o escultor Tang Guangjun, responsável pela obra, o trabalho é desafiador. "É ainda mais difícil que no ano passado pela oscilação do clima, o que torna o trabalho difícil e perigoso para nós".
Fonte Folha on-line
2. Romênia quebra recorde de Papais Noéis
da BBC Brasil
A Romênia quebrou o recorde de ter o maior número de Papais Noéis distribuindo presentes nas ruas ao mesmo tempo, com quase 4 mil pessoas vestidas como o "bom velhinho" em Bucareste.
Ao todo, 3.939 Papais Noéis compareceram ao desafio, em frente ao prédio do Parlamento, na capital romena. Observados por uma representante do Livro Guiness de Recordes, eles desfilaram pela cidade distribuindo presentes.
Depois do Natal, a Romênia pretende quebrar outros recordes, como o da maior salsicha do mundo e do bolo mais longo. "É o espírito de Natal, nós todos estamos melhores e mais generosos nesta época do ano", teria dito o prefeito Sorin Oprescu, segundo o jornal local Bucharest Herald.
Falando com os voluntários que se vestiram de Papai Noel, a representante do Guiness, Lúcia Sinigagliesi, disse que o mínimo exigido para que o recorde fosse avaliado era de 3 mil Papais Noéis.
"A gente nunca sabe o que vai acontecer com esses recordes com participação em massa", disse ela, "mas está me parecendo bom". "Já há bastante gente, então, esperamos o melhor."
Quando o recorde foi confirmado, Sinigagliesi entregou um certificado ao prefeito, para alegria da multidão de Papais Noéis. O evento quebrou com facilidade o recorde anterior de 3.618 Papais Noéis distribuindo presentes ao mesmo tempo, estabelecido em Taiwan em 2003.


3. Maior Papai Noel do Brasil vira atração em bairro da zona leste
Praça na Mooca tem boneco inflável de 30 metros de altura







Boneco fica até o início de janeiro na Mooca
Além de pontos tradicionais da cidade como o Parque do Ibirapuera e a Avenida Paulista, bairros de São Paulo começam a receber grandes decorações de Natal. Por iniciativa de um grupo de empresas, a Mooca ganhou o que está sendo chamado de o maior Papai Noel inflável do Brasil. A inauguração do boneco foi realizada na noite de quarta-feira (16) - ele fica na Praça Ciro Pontes até o dia 5 de janeiro.

O boneco de 30 metros de altura levou 16 dias para ser confeccionado com 300 metros de tecido, três mil metros de fita de nylon, dois mil metros de corda para amarrações, 70 estacas de ferro de um metro cada, 90 rolos de linha, seis máquinas de costura, quatro latas de cola e 200 metros de fio. É o segundo maior Papai Noel inflável do mundo. O primeiro, com 34 metros, fabricado no Brasil em 2005, foi enviado para exposição em Portugal.

A Praça Ciro Pontes, que fica numa esquina da Rua Taquari, é um dos principais pontos de entrada da Mooca. Durante a noite ela fica iluminada à noite e o boneco pode ser visto sob os efeitos como uma máquina de neve artificial e outra de bolha de sabão.
Fonte: Época S.Paulo
4. Paraná produz maior panetone do mundo, mas não entra para o guinness book.
Plantão | Publicada em 30/11/2009 às 20h56m

CURITIBA - O maior panetone do mundo foi feito no Paraná nesta segunda-feira, mas não entrou para o guinness book, o livro dos recordes, porque ele rachou. Essa foi a única exigência que não conseguiu ser cumprida pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep). O panetone produzido em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, pesou 346,4 kg e superou até mesmo a expectativa dos organizadores, que era de 330 quilos. O atual recorde homologado é da Romênia, que produziu um panetone de 281 quilos.
De acordo com o Sipcep - produtor do alimento - o panetone cumpriu as demais exigências - assou normalmente, ficou saboroso e todo processo foi feito no mesmo dia -, mas não poderia ter rachado. Ele também chegou a ser pesado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
Para o presidente da Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves, a ansiedade pode ter atrapalhado a produção do alimento. Isso porque a hipótese que foi levantada para a quebra do alimento foi a de que o forno foi aberto antes da hora na primeira checagem, quando se verificava se estava assando normalmente.
- Nesse momento a massa deve ter amolecido e por isso quebrou. Temos que aprender com os nossos erros e faremos outra tentativa - lamentou Gonçalves.
Com isso, o Sipcep permanece apenas com um recorde do guinness. Fabricou o maior pão do mundo - de 1.571,25 kg - em 13 de novembro de 2008.
Inicialmente a data da nova tentativa será 15 de dezembro. Porém, a fabricação do panetone dependerá da autorização do guinness book para a quebra do recorde, visto que deve enviar representantes para fazer a homologação.
A massa começou a ser preparada por volta das 4h30m e às 8h30m foi colocada na forma para crescer. O panetone foi para o forno por volta das 10h30m e a previsão inicial era de que ficasse pronto por volta das 15h30m. Entretanto, houve um problema com o forno e o alimento ficou pronto por volta das 17h30m.
Depois disso, foi pesado pelo Ipem e passou a ser distribuído para a população que foi até Colombo conferir a tentativa, na Rua Travessa Pedro Pok, 363. Metade do panetone foi doada ao Pequeno Cotolengo do Paraná e a outra metade estava sendo distribuída no local.


5. A maior árvore de Natal do mundo

Por Deborah Dubner

Afinal, onde está a maior árvore de Natal do mundo? Certamente os ituanos gostariam de responder: está em Itu! Conhecida internacionalmente como a “Cidade dos Exageros” e “Roma Brasileira”, seria de se esperar que a maior árvore de natal do mundo - um símbolo que reúne exagero e religiosidade – estivesse em Itu. Mas, infelizmente, há controvérsias.



Árvore no Rio de Janeiro
No Brasil, foi divulgado que a Árvore de Natal que flutua desde o dia 1º de dezembro na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) tem 85 metros. O grupo explica que na realidade, o título de maior árvore flutuante do mundo já pertence à Árvore Bradesco, homologado pelo Guiness, em 1999, quando ela ainda media 76 metros. Até o Natal, O Livro dos Guiness fará uma nova certificação para o símbolo natalino flutuante carioca. Saiba mais sobre a Árvore de Natal do Rio de Janeiro!



Árvore em Aracaju
Em Aracaju, a Energipe afirma que a sua árvore de natal de 2007, que será entregue no próximo dia 7 de dezembro, aumentará de tamanho. Até o ano passado, de acordo com os dados divulgados pela empresa, a árvore tinha uma altura de 86,04 metros. Saiba mais sobre a Árvore de Natal de Aracaju!



Árvore em Itu
E Itu? A Árvore de Natal de Itu foi inaugurada no dia 14 de Dezembro. Sua bela estrutura de metal tem 84 metros de altura - equivalente a um prédio de 28 andares. Embora seus idealizadores garantam que ela seja a maior do mundo, a corrida pelas alturas é maior do que se pode imaginar. Saiba mais sobre a Árvore de Itu!


A maior do mundo



Árvore na Itália
No livro dos recordes, o item “Árvore de Natal” não vem sendo atualizado desde 2002. Nesta última edição consta como a maior árvore de Natal do Brasil, a que fica localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. No entanto, estando ou não no Livro dos Recordes, uma realidade é certa: quando se fala da maior árvore do mundo, não há nenhuma dúvida. Ela fica na Itália e tem nada mais, nada menos do que 800 metros, ocupando a maior parte da colina do Monte Ingino, que tem cerca 900 metros de altitude. Saiba mais sobre a Árvore de Natal da Itália!

Seja em Itu, Rio de Janeiro, Aracaju, Itália, ou qualquer outro lugar do mundo, o mais importante é comemorar o natal dentro dos principais preceitos que devem reger o espírito natalino: fraternidade, alegria e paz. A corrida pelas alturas é importante para estimular a criatividade das pessoas que concebem e criam essas maravilhas. E também por espalhar alegria aos milhões de cidadãos, seja em que parte do mundo for.
O resto, extremamente sedutor para qualquer vaidade humana, como ganhar medalha ou reconhecimento, certamente é bom, mas não é o mais importante. Afinal, o Natal é um festejo que preza e prega, antes de qualquer coisa, a luz, a celebração e a união entre os povos. Feliz Natal!

Publicado por Deborah Dubner


6. A maior torta de morango do mundo
Fazer a maior torta de morango do mundo é a meta


O recorde filipino da maior torta em forma de frutas do mundo está com os dias contados
Bom Princípio -
Não se trata de uma questão megalomaniaca, mas sim da possibilidade de dar ainda mais visibilidade para Bom Princípio e a Festa Nacional do Moranguinho.
Os organizadores do evento que ocorre entre os dias 5 e 20 de setembro estão cuidando dos mais variados detalhes para fazer desta que é uma festa inesquecível, e entre estas diferenciações propostas está a preparação da maior torta em forma de fruta já feita no mundo. Exagero? Não, não parece ser nada exagerado, afinal, o recorde mundial, registrado no Guiness Book, foi conquistado nas Filipinas em 2007. A questão é fazer maior torta em peso e altura, mas mantendo o formato de uma fruta. No caso de Bom Princípio, é claro, a fruta escolhida será o morango.
Os organizadores da festa estão em busca das medidas exatas da torta filipina, mas pelo que se vê na foto ela não é tão gigantesca assim que não possa ser feita uma maior em Bom Princípio. Levando em conta que precisa ser comestível e que deverá haver público para degustá-la a comissão organizadora está pensando em cada um dos detalhes que irão compor esta guloseima gigante.
Ao que se sabe os bolos e recheios serão preparados pelo Clube de Mães, que tem confeiteiras excelentes, e a montagem será feita por uma equipe de profissionais da área de tortas.
Se tudo correr bem é muito provável que o recorde seja homologado em Bom Princípio e assim a cidade conste no Guiness Book de 2010.

7. O maior pão do mundo
Aniele Nascimento
30 pessoas trabalham desde as 7 horas na fabricação do pão
Recorde
Maior pão do mundo é fabricado em Curitiba
13/11/2008 | 13h18min | Célio Yano
Curitiba está prestes a entrar para o livro dos recordes como sede da fabricação do maior pão do mundo. O produto, de 1,5 toneladas, deve ficar pronto até as 14h30 desta quinta-feira (13) e será estabelecido no bairro Campo Santana, onde um grupo de 30 pessoas trabalha desde as 7 horas na fabricação.
Para a massa foram utilizados mil quilos de farinha de trigo, 1.440 ovos, 40 quilos de fermento, 100 quilos de açúcar, 20 quilos de sal, 40 quilos de margarina, 40 quilos de leite em pó, dois quilos de lecitina de soja, dois quilos de extrato de malte, quatro litros de azeite de oliva e 320 litros de água. Apenas para untar a forma, foram 20 quilos de banha.

Aniele Nascimento
Ampliar imagem
Apenas para untar a fôrma, foram utilizados 20 quilos de banha.
“Até agora deu tudo certo. O único problema, que atrasou um pouco o trabalho, foi a chuva”, diz Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do Sindicato da Panificação do Paraná e organizador do evento. Ele conta que às 13 horas a massa ficou pronta e foi colocada na fôrma para crescer antes de ir para o forno. O momento foi aplaudido por todos os presentes.
Três misturadeiras, dois dosadores de água, dois cilindros e uma fôrma de 19,2 x 2,95 metros, com 190 condutores de calor serão necessários para o cozimento. De acordo com Murilo Cezar Ribas, gerente nacional de vendas da empresa que cedeu os equipamentos, a fôrma é utilizada por padarias e supermercados de grande porte. “A massa que está sendo utilizada equivale a 30 mil pãezinhos de 50 gramas”, conta.
A fabricação acontece no barracão da Cerâmica GAI, na Rua Delegado Bruno de Almeida, 5.640, no bairro Campo Santana, próximo do Caximba, em Curitiba. A partir das 14 horas o local estará aberto ao público para a distribuição de pedaços do produto.
Parte da massa será destinada às crianças do Pequeno Cotolengo e do Lar Moisés, de Curitiba. Todo o processo de feitura está sendo acompanhado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Representantes do Guinness World Records também estão no local.
Segundo o Guinness, o atual recorde pertence a um grupo que produziu um pão de 1,1 toneladas, em 2001, na Polônia.
Fonte: A Gazeta do Povo



8. Maior pastel do Brasil

Homologação: Domingo, 27 de abril de 2008.
A pastelaria Bom Sabor confeccionou o "Maior Pastel" do Brasil, com 8.700 calorias e podendo alimentar entre 10 e 15 pessoas...


O RankBrasil homologou no palco do Programa Tudo é Possível da Rede Record, um recorde da cidade de Toledo - PR. A pastelaria Bom Sabor confeccionou o “Maior Pastel” do Brasil, com 62 cm, 4.595 kg, 8.700 kcal e podendo alimentar entre 10 e 15 pessoas.
Uma equipe super entrosada e com muita vontade de conquistar um recorde brasileiro teve a incrível idéia de confeccionar uma receita deliciosa. Para o recheio do “Maior Pastel” do Brasil foram utilizados muitos ingredientes cuidadosamente selecionados, e todo o preparo foi acompanhado pela equipe RankBrasil e pela nutricionista da pastelaria Dara Roberta.
A pastelaria que conquistou o recorde funciona na cidade de Toledo há 12 anos, e é administrada por uma família que adora pastel. “A nossa descendência italiana facilitou o gosto pela fartura, isso é uma herança cultural. A cada dia fazíamos um pastel maior, até chegarmos a esse”, conta Rubiane, uma das sócias e idealizadora do feito.
Rubiane conta com a ajuda da mãe Esmeralda Choti, e das quatro irmãs, sua equipe ainda é composta por dois pasteleiros e pela nutricionista que acompanhou o recorde. A pastelaria tem mais de 101 sabores de pastéis no cardápio, e produz em série um pastel de aproximadamente 1 kg, que pode servir até quatro pessoas.
Para quem quiser confeccionar um pastel como esse deve ficar atento a todos os ingredientes, “a maior dificuldade em fazer um pastel desse tamanho é combinar recheios que fiquem realmente saborosos”, afirma Rubiane.
Já a nutricionista da pastelaria pede atenção na hora da confecção, com o cozimento, refrigeração, tempero, higiene pessoal, cuidados na hora do feitio. “Para fazer um pastel de qualidade é preciso muita dedicação e um controle rigoroso”, afirma Dara.
O pastel fez muito sucesso no Programa e foi aprovado pela apresentadora Eliana. Rubiane que afirmava achar difícil entrar para o RankBrasil ficou muito feliz e emocionada com a conquista do recorde e convida todos para um delicioso e especial pastel.

9. O Maior Cachorro Quente do mundo
O Maior cachorro quente já registrado no Guinness, com mais de 60 metros de compare mento. Tinha que ser os Japoneses mesmo.
















10. O maior Hambúrguer do mundo


Este aqui é o maior sanduíche do mundo. Ele é um bitelo que desbancou o maior sanduíche existente até então, que era da Tailândia e que pesava nada menos que 47 kg e meio.
O campeão agora pesa nada menos que 56 kg de puro sanduba onde 13 kg são de pão, 36kg de carne da melhor qualidade, 12 tomates inteiros e 160 fatias de queijo além de um pé de alface inteiro além de 5 cebolas.
O bichão custa 379 dólares. E o criador é o famoso Danny.
11. O Natal hodierno se tornou um dos maiores momentos de contradições,de contrastes,de absurdos, de indiferença,de exclusão social e discriminação.Vejam só.Num mundo em que a pobreza assume níveis alarmantes,gasta-se tanto dinheiro público para se exibir uns monumentos(Papai Noel,Árvore de Natal,e Ornamentos outros),por tão poucos dias e por tão poucos motivos,enquanto milhares de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. Vejam só este relato:
A situação DA POBREZA MUNDIAL PIORA, SEGUNDO A ONU.

A situação nos países mais pobres do mundo está piorando mais do que se imaginava. As próprias instituições capitalistas reconhecem esta evidência, e a última a fazê-lo foi em 18 de Junho um relatório da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento - Unctad.
De acordo com o documento, o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia nos 49 países mais pobres do mundo -principalmente em África- mais do que duplicou nos últimos 30 anos, chegando a 307 milhões, o que equivale a 65% da população. As estimativas são de que este número pode chegar a 420 milhões em 2015.
O relatório que comentamos tem 285 páginas e é considerado o estudo mais completo sobre pobreza já realizado nos 49 países mais pobres do mundo, embora o fato de ser promovido por organismos dependentes dos do Norte capitalista faça pressupor que as cifras reais possam ser bem mais negativas, uma vez que costumam maquiar a crua realidade do capitalismo no mundo.
Apesar do crescimento econômico apontado pólos grandes dados macroeconômicos na Ásia, dois terços da população viveram com menos de 2 dólares por dia na segunda metade da década de 90, com uma média de consumo diário de 1,42 dólares.
Nos países mais pobres de África -que inclui 34 dos 49 países mais pobres do mundo- quase nove entre cada 10 pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia, em comparação com o consumo per capita de 41 dólares por dia nos Estados Unidos.
O Congo é o país que registra os piores índices, com 90,5% da população vivendo com menos de um dólar por dia. Na Ásia, o país em pior situação é Mianmar, a antiga Birmânia, onde esta taxa equivale a 52,3%.
A "globalização", que diminui as barreiras internacionais para o comércio e o investimento "está agravando a armadilha da pobreza internacional", segundo reconhece o documento.
A seguir, apresentamos alguns gráficos a partir dos dados das próprias instituições capitalistas como o Banco Mundial ou a ONU, que serviram para visualizarmos (seguramente maquiada) as crescentes desigualdades sociais do mundo atual.

Estudo do IPEA analisa a pobreza no Brasil
"O Brasil não é um país pobre, mas um país extremamente injusto e desigual, com muitos pobres", é o que diz o estudo "A Estabilidade Inaceitável: Desigualdade e Pobreza no Brasil" do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Segundo dados da pesquisa, em 1999 havia 14,5% da população brasileira vivendo em famílias com renda inferior à linha de indigência e 34,1%, com renda inferior à linha da pobreza. Isso corresponde a 22 e 53 milhões de pessoas respectivamente. Comparado ao ano anterior, houve um pequeno aumento: em 1998 havia 21,7 milhões de indigentes e 50,3 milhões de pobres.
No entanto, se analisarmos a renda per capita do Brasil com a de outros países, não podemos considerá-lo um país pobre: a comparação internacional quanto à renda per capita coloca o Brasil entre o terço mais rico dos países do mundo. Apenas 36% dos países do mundo possuem renda per capita superior a do Brasil, mas o seu grau de pobreza é significativamente superior à média dos países com renda per capita similar à brasileira. A população pobre do Brasil representa 30% de sua população total, enquanto em países com renda per capita similares esse número é de 10%. De acordo com essa comparação, o Brasil deveria ter apenas 8% de sua população na linha da pobreza.
Esses dados demonstram que a origem da pobreza do Brasil não está na falta de recursos, mas na má distribuição dos recursos existentes. Poucos detêm muito e muitos não detêm quase nada. A renda média dos 10% mais ricos do país é 28 vezes maior do que a renda média dos 40% mais pobres. Nos EUA, por exemplo, a proporção é de 5 vezes; na Argentina, 10 vezes e na Colômbia, 15 vezes.
A conclusão é de que o enorme grau de desigualdade na distribuição de renda, praticamente estável nas duas últimas décadas, constitui-se como o principal determinante da pobreza no país. As políticas de combate à pobreza adotadas pelo Governo não são eficazes na medida em que apenas visam o crescimento econômico. Uma estratégia adequada seria unir políticas de estímulo ao crescimento econômico, ao crescimento da renda per capita e à melhor distribuição da renda.
Fonte: Estudo "A Estabilidade Inaceitável: Desigualdade e Pobreza no Brasil" - Barros, Ricardo Paes de; Henriques, Ricardo; Mendonça, Rosane - IPEA – 2001.
QUU BOM SE PUDESSEMOS TER UM NATAL SEM ESTAS DIFERENÇAS!
Um Feliz Natal a Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário